AO SERVIÇO DAS ARTES PLÁSTICAS PARA DIVULGAÇÃO DA VIDA E OBRA DOS AUTORES E DE EVENTOS * GALERIA VIEIRA PORTUENSE * Largo dos Lóios, 50 4050-338 PORTO * (00351)222005156 * info@galeriavieiraportuense.com * www.galeriavieiraportuense.com

sábado, 29 de agosto de 2009

FRANCISCO VIEIRA PORTUENSE NO MUSEU SOARES DOS REIS


Não podíamos ficar indiferentes à notícia da vinda ao Museu Soares dos Reis da obra de Vieira Portuense, que perdida por entre os escombros do tempo, reapareceu em Paris, daí tornando à Pátria.
“A pintura Súplica de Inês de Castro, de Vieira Portuense, pertence actualmente à colecção da Fundação Caixa Geral de Depósitos e encontra-se depositada no Museu Nacional de Arte Antiga através de um contrato de comodato celebrado entre aquela instituição e o Ministério da Cultura.
A sua aquisição, num leilão realizado em Paris a 28 de Junho de 2008, deve-se ao interesse do Estado Português em assegurar a salvaguarda da obra para o património português e à generosa iniciativa de um mecenas que garantiu suporte financeiro para a respectiva licitação. Esse mecenas preferiu manter o anonimato.
Persiste ainda por identificar o percurso da pintura desde a sua localização no Brasil, nos meados do século XIX, até ao seu recente reaparecimento em França, onde se achava atribuída a Giuseppe Cades (Roma, 1750-1799). Foi Maria Teresa Caracciolo, autora de uma monografia de referência sobre a obra do pintor italiano e grande conhecedora da pintura portuguesa do período, que identificou a Súplica de Inês de Castro como obra de Vieira Portuense e elaborou a ficha crítica da pintura no catálogo do referido leilão.“ ( J.A.S.C. – MNAA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Marcadores

Pesquisar este blog

Seguidores